top of page

Dia 24 de Maio - Dia de Santa Sara Kali

Optchá! Habitante! 🌹

Hoje, dia 24 de maio é dia de Santa Sara Kali! (Kali significa: negra) - a padroeira dos ciganos.

Ciganos, um povo com uma alegria e energia incrível, são livres, autênticos, porém ainda são alvos de muitos preconceitos, infelizmente.

A história desta etnia e seus costumes são cercados de mistérios. Evidências indicam que os ciganos surgiram na Índia e de lá migraram para os outros continentes. Acredito que este "mistério" seja até uma forma de proteção que encontraram para manter suas raízes. Mas por conta disso, os gadjos (os não ciganos), como são chamados por eles, criaram muitas "fake news" gerando uma visão deturpada e pejorativa de todos os ciganos.

A verdade é que este povo é livre, ama a natureza e têm a todos como irmãos! Desejam viver da forma e onde bem decidirem, com seus costumes, professando a fé que escolherem.


Como diz o provérbio: A Terra é meu lar, o céu é meu teto e a liberdade é minha religião.


E falando em fé, suas crenças são muito ligadas às forças da natureza, pois com a sensibilidade que possuem nunca se esqueceram da energia da Mãe Terra, e é por isso que ficaram muito conhecidos por criarem amuletos e simpatias com alimentos e elementos naturais como: pedras, flores, ervas, etc.

A espiritualidade dos ciganos é tão forte que influenciou religiões como o Catolicismo e a Umbanda. Mas os ciganos buscam manter a liberdade da escolha e assim professam sua fé na religião que mais se identificam, influenciados pela região que estão habitando, desta forma encontramos ciganos: católicos, umbandistas, wiccas e até protestantes.

Aqui no Brasil os ciganos são mais conhecidos, por suas vestimentas, simpatias, cartas, alegria e dança.

E para comemorar esta data linda, mesmo eu não sendo cigana de sangue, a energia e espiritualidade deste povo que sempre fez meu 💓 pulsar mais forte, resolvi compartilhar, no instagram, uma receita antiga que conheço como um amuleto para proteção e fartura – que você pode deixar em sua casa energizando à você e toda sua família.


ORAÇÃO SANTA SARA

Santa Sara querida!

Minha Mãe cigana!

Estenda teu manto sagrado sobre a Terra e nos conceda todo seu amor, luz, força, poder, alegria e beleza.

Sol do Oriente, em teu nome eu te saúdo e honro os quatro elementos da natureza. Saúdo todos os seres da terra, do ar, da água e do fogo.

Em teu nome saúdo, honro e agradeço toda energia do Povo Cigano.

Que assim seja! Optchá!

E viva Santa Sara! Viva os ciganos e ciganas!


7 visualizações0 comentário
bottom of page